Sobre a Escola Profissional de Ansiães

A EnsinAnsiães, ensino técnico-profissional, cooperativa de interesse público de responsabilidade limitada, entidade proprietária da Escola Profissional de Ansiães, adiante designada por EPA, foi criada a 17 de setembro de 1999, formada pelas seguintes instituições de Carrazeda de Ansiães: Câmara Municipal, Santa Casa da Misericórdia, Junta de Freguesia, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Terra Quente CRL e Associação Comercial e Industrial de Carrazeda de Ansiães.

A EnsinAnsiães é uma instituição de natureza privada e goza de autonomia pedagógica, administrativa e financeira. A sua missão consiste em facultar aos jovens e adultos do concelho de Carrazeda de Ansiães e concelhos limítrofes a obtenção dos mais variados níveis de qualificação de dupla certificação, que lhes possibilitam a inserção imediata no mercado de trabalho e/ou o prosseguimento de estudos de nível superior. Para além de elevar os níveis educativos da população, a formação por nós ministrada contribui, diretamente, para o desenvolvimento socioeconómico e cultural da região.

Ao longo destes anos, a oferta formativa da EPA tem sido abrangente à maioria dos grupos etários, nomeadamente, Cursos Profissionais, Cursos de Educação e Formação de Jovens, Cursos de Educação e Formação de Adultos e Formações Modulares Certificadas, nas mais diversas áreas de formação, entre as quais destacamos os cursos de Instalações Elétricas, Eletrotecnia, Energias Renováveis, Apoio Psicossocial, Animação, Segurança e Higiene no Trabalho e Ambiente, Contabilidade, Turismo, Receção, Saúde e Geriatria.

É de mencionar, igualmente, que dispomos de um vasto leque de protocolos e parcerias estabelecidos em diversificadas áreas, com instituições e empresas locais, regionais e nacionais, fulcrais para a prossecução dos objetivos a que nos propomos.

Este estabelecimento de ensino dispõe, permanentemente, de um Gabinete de Apoio ao Jovem e Adulto (GAJA), com atendimento semanal, constituído por uma enfermeira e uma psicóloga, bem como de um Gabinete de Inserção Profissional (GIP), em cooperação com o Centro de Emprego de Mirandela, com atendimento diário, sendo uma estrutura de apoio a jovens e adultos desempregados para a definição e/ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Finalmente, é de referir que, com um grande esforço, nos desenvolvemos e nos afirmamos como trave mestra no contexto da formação profissional, fazendo crescer uma instituição capaz de dar resposta às necessidades socioeducativas e empresariais da região.